Novas tecnologias. Nova escola?

Na medida em que as tecnologias digitais, sinais de um novo tempo, chegam à escola, apesar de ainda pobremente usadas, cenários e eventos se modificam, ainda que de alguma maneira as práticas pedagógicas permaneçam praticamente inalteradas.

Em um mundo nos quais as possibilidades de comunicação e informação se multiplicam a uma velocidade espantosa, em nossas escolas permanecem, de maneira geral, a aula que remete à Idade Média, quando se dependia da memória do professor e da sua oralidade para que os alunos pudessem estar sendo informados. E, claro, em algumas vezes usando-se o livro com uma fonte de informação. A fala [do professor] e o livro formam o binômio informacional de nossas escolas, na segunda década do século XXI.

Mas como a escola tem  a necessidade de se mostrar moderna, em um mundo no qual as novas tecnologias surgem a cada momento, oferecer iPad ou qualquer outro gadget que se proponha a ser leitor dos chamados e-books, é opção que não me surpreende.

Resta saber o que estará disponível nos tablets? Sem muita ousadia, eu diria que essencialmente as velhas apostilas, contendo matérias que os alunos estudarão depois das aulas expositivas, se preparando para as provas. São as velhas apostilas em novos “trajes”.

E assim, colocando roupas novas sobre velhos corpos a nossa escola busca se oferecer como uma instituição moderna. Engana a si mesma e engana os que a buscam. E o mais intrigante é que, ao final, enganadores e enganados saem todos satisfeitos.

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: